Suplementação oral com peptídeos bioativos de colágeno promove crescimento da unha e reduz os sintomas de unhas quebradiças

 

                A síndrome de unhas quebradiças é um problema comum entre as mulheres e refere-se a unhas com rugosidade superficial, irregularidade e descamação. O objetivo deste estudo foi investigar se a suplementação oral diária com peptídeos de colágeno ameniza os sintomas de unhas quebradiças e melhora a taxa de crescimento. Os voluntários deste estudo clínico ingeriram 2,5g de peptídeos bioativos de colágeno (Verisol™), uma vez ao dia por 24 semanas, seguido de um período de 4 semanas sem tratamento. A taxa de crescimento das unhas e a frequência de rachaduras e/ou unhas lascadas, bem como uma avaliação dos sintomas e as notas globais de melhora clínica das unhas quebradiças foi avaliada por um médico durante o tratamento (24 semanas) e 4 semanas após a descontinuação da suplementação.

            O tratamento com os peptídeos bioativos de colágeno promoveu aumento de 12% na taxa de crescimento das unhas e reduziu em 42% a frequência de unhas quebradiças. Adicionalmente 64% das participantes apresentaram melhora no quadro clínico global e 88% das voluntárias sentiram uma melhora 4 semanas após o tratamento. A maioria das participantes (80%) concordaram que a suplementação com os peptídeos bioativos de colágeno melhorou a aparência das unhas, e estavam completamente satisfeitas com os resultados do tratamento.

Conclusões: Este estudo demonstrou que a ingestão diária de peptídeos bioativos de colágeno aumentou o crescimento e melhorou as unhas quebradiça, em conjunto com uma diminuição notável na frequência de unhas quebradas.

 

CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA O ESTUDO NA ÍNTEGRA

Hexel, M. D. et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. J Cosmet Dermatol. v. 00, p. 1-7, 2017.