A suplementação oral com peptídeos bioativos de colágeno reduz as rugas da pele e aumenta a síntese de matriz dérmica

 

O consumo de suplementos dietéticos tem demonstrado modular as funções da pele e pode, portanto, ser útil no tratamento da pele envelhecida. Contudo, existe um número limitado de estudos clínicos que comprovem esse benefício. Neste estudo, duplo-cego, placebo controlado, foi avaliado a efetividade dos peptídeos bioativos de colágeno (Verisol™) sobre a formação de rugas ao redor dos olhos e o estímulo proporcionado pelo ativo sobre a biossíntese de procolágeno I, elastina e fibrilina na pele. Cento e quatorze mulheres com idades entre 45-65 anos foram randomizadas em 2 grupos (n=54) e ingeriram, 2,5 g de peptídeos bioativos de colágeno ou placebo, uma vez por dia, durante 8 semanas. A rugas na pele foram mensuradas objetivamente em todas as voluntárias, antes do início do tratamento, após 4 e 8 semanas, e 4 semanas após o termino do experimento (fase de regressão de 4 semanas). Um subgrupo foi criado para analisar através de biopsia o protocolágno I, elastina e fibrilina no início do tratamento e após 8 semanas de suplementação. A suplementação com os peptídeos bioativos de colágeno promoveu uma redução significativa do volume de rugas ao redor dos olhos (p<0,005) em relação ao grupo placebo após 4 e 8 semanas (20%). Além disso, um efeito positivo duradouro foi observado após 4 semanas da suspensão do tratamento (p<0,005). Após 8 semanas de suplementação um aumento significativo na quantidade de protocolágeno tipo I (65%) e elastina (18%) foram observadas no grupo que ingeriu os peptídeos bioativos de colágeno em relação ao placebo. Para fibrilina, um aumento de 6% foi verificado, mas não atingiu a significância estatística.

Conclusão: Os resultados demonstram que a ingestão oral de peptídeos bioativos de colágeno (Verisol™) reduziu as rugas na pele e teve efeito positivo sobre a síntese de matriz dérmica.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA O ESTUDO NA ÍNTEGRA

Proksch, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin Pharmacology and Physiology, v. 27, n. 3, p. 113–119, 2014.