Estudos Científicos

Conheça os estudos científicos feitos com os suplementos Sanavita®. Os resultados comprovam a eficácia e a confiabilidade das diversas linhas de produtos.

Estudo Clínico com Colágeno Hidrolisado

Suplementação oral de um nutricosmético à base de peptídeos de colágeno sobre a elasticidade e a ecogenicidade dérmica: estudo clínico duplo-cego, placebo controlado.

Patrícia M. B. G. Maia Campos1, Maísa O. Melo¹, Lívia S. Calixto¹, Daiane G. Mercurio¹, Marina M. Fossa¹, Tais A. L. Wagemaker¹

¹Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Av. do Café, s/no, Ribeirão Preto, SP, 14040-903.

RESUMO

A busca pela manutenção da saúde e de uma aparência jovem está em grande evidência. A procura por tecnologias que ajudem a prevenir e/ou tratar o envelhecimento cutâneo, tem estimulado inovações diversificadas, surgindo neste contexto, o conceito dos nutricosméticos.

Ao longo do processo de envelhecimento ocorre uma deficiência de colágeno, que está relacionada à diminuição da elasticidade da pele, ao aparecimento de rugas e aumento da fragilidade articular e óssea. Alguns estudos sugerem que o consumo oral de colágeno hidrolisado extraído industrialmente não tem contraindicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural, perdido no decorrer dos anos. Contudo, a ingestão de colágeno hidrolisado associado a vitaminas e minerais antioxidantes tem sido pouco investigada. Micronutrientes antioxidantes são importantes para a manutenção da integridade do tecido conjuntivo e podem participar, como no caso da vitamina C, do processo de hidroxilação da prolina e lisina, aminoácidos necessários para estrutura e função do colágeno. Neste contexto, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia clínica de um alimento funcional – nutricosmético, à base de peptídeos de colágeno, enriquecido com vitaminas A, C, E e zinco, na elasticidade e características estruturais da pele por técnicas de biofísica e análise de imagem.

Para tal, foram recrutadas 60 voluntárias na faixa etária de 40 a 60 anos, divididas em dois grupos: grupo A, que consumiu diariamente 10g do produto à base de colágeno e grupo B, que consumiu 10g/dia de placebo (maltodextrina). O estudo foi placebo-controlado, duplo-cego. As características relacionadas à manutenção e/ou melhora da elasticidade, densidade e firmeza da pele foram avaliadas no início (t0) e após 30 e 90 dias (t30 e t90) de tratamento nos dois grupos. De acordo com os resultados obtidos, o grupo A com ingestão do produto à base de colágeno hidrolisado, apresentou uma melhora significativa da ecogenicidade da derme (redução da relação de ecogenicidade) em relação ao placebo, sugerindo um aumento da densidade e consequentemente, da firmeza da pele (p<0,05). As imagens de alta resolução mostraram a redução da profundidade das rugas e linhas de expressão, especialmente da região frontal da face após 90 dias de tratamento com o produto contendo peptídeos de colágeno. Houve também uma redução significativa da quantidade de poros totais das regiões da face em 81% das voluntárias do grupo A, sendo esta redução mais expressiva na região frontal.

Além disso, houve uma melhora da elasticidade cutânea, por alteração nos parâmetros relacionados às propriedades viscoelásticas da pele, como o aumento significativo da relação retração imediata/distensão imediata da pele (Ur/Ue – parâmetro R5), quando comparado com os valores basais e com o grupo placebo (p<0,05). Em síntese, a suplementação oral com o produto objeto de estudo à base de peptídeos de colágeno enriquecido com vitaminas A, C, E e zinco, atuou na melhora da densidade e elasticidade da pele, bem como na redução de rugas e poros totais após três meses de uso, sendo, portanto, sugerido como um produto efetivo para a melhora das condições da pele, com potencial para atuar como coadjuvante de tratamentos que visam amenizar os efeitos do envelhecimento cutâneo.

outros estudos

Estudo Clínico com Colágeno Hidrolisado Estudo Clínico com Chá Verde Estudo Clínico com Previna® 1 Estudo Clínico com Previna® 2 Estudo Clínico com Suprinutri Sênior® Estudo Clínico com Sanafit Shape