Nas últimas décadas, o mundo se transformou em um ambiente obesogênico. A abundância de alimentos calóricos e o sedentarismo favoreceram o acúmulo de gordura e o ganho de peso entre crianças e adultos.

Na luta diária contra a balança, muitos se aventuram em dietas milagrosas, que prometem uma perda de peso rápida e efetiva, mas na maioria das vezes o resultado é uma grande frustração, pois essas dietas restritivas comprometem a saúde e não garantem a manutenção do peso em longo prazo.

Especialistas e profissionais da área têm observado que a sensação de fracasso proporcionada pelo uso de dietas inadequadas de emagrecimento, tem desmotivado e diminuído cada vez mais a aderência das pessoas a tratamentos realmente efetivos, que garantem uma perda de peso eficaz e sua manutenção, além de colaborar para níveis adequados de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, glicemia etc.

Por isso, uma das maiores dificuldades nos programas de perda de peso atualmente é a adesão ao tratamento e o longo prazo muitas vezes estabelecido para se atingir o peso desejado.

Estudos recentes têm mostrado que programas de emagrecimento balanceados e hipocalóricos que utilizam alimentos substitutos de refeição podem ser mais eficazes do que dietas convencionais utilizadas com o mesmo objetivo. Esses programas estabelecem a substituição de uma a duas refeições do dia por um alimento com formulação nutricionalmente balanceada, que facilita o controle das calorias consumidas.

O controle calórico, a presença de proteínas, vitaminas e minerais que garantem boa nutrição, a adição de fibras que aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal, o sabor agradável e a facilidade de preparo são as principais vantagens apresentadas pelos substitutos de refeição. Todas essas qualidades podem garantir uma maior probabilidade de adesão das pessoas que precisam perder peso dentro de um programa de emagrecimento com cerca de 1200-1300 kcal/dia.

Todo shake para perda de peso é um substituto de refeição?

É muito comum encontrarmos no Brasil alimentos substitutos de refeição na forma de shakes, que devem ser preparados na maioria das vezes com leite desnatado. No entanto, nem todo shake disponível no mercado apresenta as qualidades necessárias para substituir uma refeição completa (café da manhã, almoço ou jantar). Um alimento com essa finalidade deve seguir normas instituídas pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 30 de 13/01/98 da Anvisa.

Para que esse alimento seja um bom substituto de refeição e cumpra o seu papel de reduzir peso, deve oferecer entre 200 a 400kcal por porção do alimento pronto para consumo (junto com o leite) e as proteínas presentes devem ser de excelente qualidade nutricional, devendo representar no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético total do alimento. Além disso, a formulação deve ser completa em minerais e vitaminas, havendo uma regra específica para esses nutrientes. No rótulo deve haver a informação de que este alimento é próprio para substituir até 2 refeições diárias.

Fica claro então que se trata de um alimento especial, completo e balanceado, formulado especificamente para esta finalidade. Não é um alimento qualquer, como muitos encontrados nas prateleiras de supermercados que fazem referência à perda de peso e nem sequer seguem as normas do Ministério da Saúde. Por isso, o consumidor deve ficar atento e aprender a fazer a melhor escolha, lendo atentamente o rótulo ou consultando um especialista da área.

Fica evidente também que em todos os estudos discutidos aqui, os substitutos de refeição foram eficazes quando utilizados como parte de um plano alimentar saudável e hipocalórico. Por isso, é importante contar com o apoio nutricional de um especialista da área ou profissionais da saúde que as empresas fabricantes desses alimentos disponibilizam aos seus consumidores.

Inseridos em cardápios balanceados de 1200-1300kcal, os substitutos de refeição poderão ser muito úteis para as pessoas que precisam de um estímulo a mais para emagrecer com saúde e de forma eficaz.

Quantas vezes por dia posso consumir?

Os shakes substitutos de refeição podem ser utilizados para substituir até 02 principais refeições ao dia. Para as outras refeições, sugerimos cardápios leves ou lanches com fibras, frutas, sucos, iogurtes, etc.

Para ter melhores resultados, confira algumas dicas:

- O mais importante é você estar de bem com a vida e encarar esse período de emagrecimento com
pensamento positivo e fazer escolhas mais saudáveis:

- Estabeleça metas realistas adequadas ao seu ritmo e estilo de vida.

- Beba bastante água diariamente. É fundamental para sua dieta, hidratação e funções biológicas.

- Pratique exercícios físicos. Eles potencializam os resultados para perda de peso.

- Aproveite os finais de semana e o convívio familiar, entre amigos. Comer é, antes de tudo, um ato social, que precisa ser prazeroso e sem sentimentos de culpa. Basta que não exagere e comprometa os resultados já alcançados!

- Se no final do dia bater aquela fominha fora de hora, faça uma ceia leve.

- Evite alimentos gordurosos e excessivamente açucarados e salgados.

CARDÁPIO SUGERIDO:

Café da manhã (270 calorias)

01 porção de shake preparado com leite desnatado ou bebida de soja + 01
polpa de fruta (sugestão Sanafit shape Vanilla + polpa de maracujá)

Lanche da manhã (130 calorias)

30g de frutas desidratadas

Almoço (400 calorias)

03 colheres sopa de arroz integral
01 panqueca de atum
01 prato de sobremesa de salada de agrião+ quinua + tomate cereja + pepino
01 taça de gelatina diet

Lanche da tarde (150 calorias)

01 copo de chá verde
03 cookies diet

Jantar (220 calorias)

01 porção de shake preparado com leite desnatado ou bebida de soja

Ceia (90 calorias)
01 pera

LANÇAMENTO SANAVITA

Sanafit Shape Cappuccino

Deliciosa bebida cremosa à base de proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e minerais, ideal para perda de peso sem riscos à saúde. Uma única porção substitui uma a duas grandes refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar). Sua fórmula contém um exclusivo mix de fibras espessantes naturais que ajuda a inibir a fome, prolongando a sensação de saciedade por até 4 horas. Com o objetivo de oferecer uma alternativa para as pessoas com intolerância a essas duas substâncias, o produto é isento de glúten e lactose. Produto livre de conservantes, aromas e corantes artificiais.

Modo de preparo:
Peso líquido: 450 g (rende 15 porções)
Calorias: 102 kcal/porção