Unhas fracas, que quebram com facilidade, descamam ou enroscam na roupa e nos cabelos. Se você se identificou com pelo menos um dos itens acima, então continue lendo nosso texto de hoje. Isso porque vamos explicar que, às vezes, o problema pode estar na sua alimentação.

Antes de tudo, é importante lembrar que doenças, fatores externos e má alimentação são alguns dos fatores responsáveis por unhas fracas. Diabetes, hipotireoidismo ou hipertireoidismo estão entre alguns dos vilões por conta de uma alteração no metabolismo que dificulta o transporte e absorção dos nutrientes. Alguns medicamentos usados no tratamento desses problemas também podem piorar o caso.

As vitaminas B7, A e D e os minerais ferro e zinco estão entre os nutrientes que, ausentes, podem provocar alterações no aspecto das unhas. Por isso, é importante garantir uma alimentação completa e equilibrada – sem excessos nem ausências.

Aposte em ingredientes como cereais integrais, vegetais verde escuros, leite, frutas e sementes. Em casos mais graves, a suplementação é uma grande aliada – mas lembre-se de sempre procurar um profissional para garantir um tratamento correto e eficaz.

Alguns estudos científicos indicam que, com a alimentação adequada e com a correta suplementação, os resultados aparecem em três meses. Para te ajudar a chegar lá, separamos uma receita simples para fazer em casa:

Iogurte fortificado para unhas

Ingredientes

1 copo de iogurte natural desnatado

¼ xícara (chá) de suco de laranja

3 damascos picadinhos

1 colher (chá) de linhaça

1 colher (sobremesa) de semente de abóbora triturada

É só misturar tudo no liquidificador e tomar no lanche da tarde. Além de nutritivo, uma grande ajuda no tratamento das unhas!