Sabe aquela ideia enraizada de que a partir dos 30 anos nosso metabolismo começa diminuir, e que aos 40, fica muito mais difícil de emagrecer?

Aqui vai uma boa notícia: a taxa que nosso metabolismo diminui com o passar da idade não é significativa e suficiente para exercer influencia drástica no nosso peso.

Ao invés disso, a verdade é que a medida que envelhecemos, nos tornamos menos ativos, reportou o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Portanto, o aumento de peso com o passar da idade está muito mais relacionado com hábitos de vida do que com a nossa natureza de nosso organismo.

Pensando pelo lado bom, há muitas atitudes que podemos tomar, as quais podem reverter esse aumento de peso, o qual pensávamos ser inevitável.

Nossa taxa metabólica de repouso é a quantidade de energia que gastamos quando estamos em estado basal. É determinada por uma combinação de fatores, incluindo altura, sexo e nossa genética. Não importa o que façamos, não há meios de alterarmos essa taxa.

Além disso, há algumas formas distintas de gastar energia, as quais dependem dos nossos hábitos diários, como atividades de lazer, atividades relacionadas ao trabalho, tipo de alimentação e etc.

Sinto lhe dizer: mas muitas das táticas, que te dizem aumentar o metabolismo, são mitos, por exemplo ingerir certos alimentos como café, limão; e aumentar a massa muscular. O aumento do metabolismo devido esses hábitos são mínimos e não são suficientes para influenciar no seu peso.

O que se mostra efetivo em aumentar nosso gasto de energia diário são as atividade físicas exercidas no nosso dia à dias, as quais vão desde a caminha até o trabalho até nossa corrida e treinos semanais.

De acordo com o NIH, além de ficarmos menos ativo à medida que envelhecemos, nossa percepção sobre as necessidades nutricionais do nosso corpo também diminui.

Nosso mecanismo natural de controle do apetite parece diminuir. Uma boa maneira de controlar a ingestão diária de alimentos é comer refeições pequenas e se alimentar apenas quando estivermos com fome.

Portanto, "ao manter-se ativo e ingerir pequenas porções de alimentos saudáveis, você pode reduzir o ganho de peso à medida que envelhece", diz o site do NIH.