Você pratica exercícios musculares como musculação, treino funcional e até mesmo o pilates?? Manter nossa musculatura sempre fortalecida é de extrema importância para evitarmos diversos problemas, principalmente, os ósteo-articulares.

Pensando somente em saúde, não precisamos ser fortes como os halterofilistas. O mais importante é termos resistência e tônus muscular, ou seja, músculos que se mantém firmes em repouso, para termos a  capacidade de sustentar toda nossa ossatura e manter nossa postura.

O processo de perda muscular relacionado à idade se inicia entre os 30 e 40 anos. Depois da quarta década de vida, estima-se que perdemos de 1% à 2% de músculo por ano.

Esse declínio depende de vários fatores, um deles é a capacidade física e muscular do indivíduo. Um indivíduo sedentário, nos seus 80 anos, provavelmente, terá apenas 50% da sua musculatura da juventude. Já uma pessoa treinada, a qual se cuidou a vida toda, chegará aos seus 80 anos com uma musculatura muito mais preservada, assim, com muito mais independência e qualidade de vida!

Portanto, pratique uma atividade física que fortaleça sua musculatura pensando na sua saúde de hoje e, principalmente, na de amanhã!