Uma forma saudável e prática de perder peso é apostando nos shakes – também conhecidos como substitutos de refeição. Ao trocar o café da manhã, o almoço ou o jantar por estas soluções alimentares, é possível diminuir calorias sem deixar de consumir nutrientes importantes.

Mas você sabe tudo sobre eles? Separamos abaixo alguns mitos e verdades sobre essa forma de alimentação:

O shake equivale a uma refeição completa.

Verdade. Desde que, é claro, atenda as recomendações do Ministério da Saúde. Para ser considerado substituto de refeição, o shake deve oferecer entre 200 kcal a 400 kcal por porção (junto com o leite). Além disso, as proteínas devem representar até 50% do valor energético total do alimento e o produto deve ser completo em vitaminas e minerais.

Substituir a refeição por shakes ajuda a emagrecer.

Verdade. Ao substituir um almoço que teria em média entre 600 a 900 calorias por um shake com 220 calorias, você pode de fato conseguir um resultado na balança. É importante lembrar de ter equilíbrio na demais refeições e pequenas mudanças de hábitos.

O shake pode substituir todas as refeições do dia.

Mito. Os shakes podem integrar uma dieta saudável – mas não devem ser a sua fonte exclusiva de alimentação. O indicado é consumi-los em até duas refeições principais, sempre de forma alternada. Ou seja, se você trocou o café da manhã pelo shake, é importante almoçar de forma completa. Arroz integral, feijão, salada, legumes e carne grelhada é uma boa opção.

Além do leite, posso preparar meu shake com outras bebidas.

Depende. Os substitutos de refeição costumam ser indicados para consumo com leite desnatado, bebida de arroz ou bebida de soja. Á água não é uma opção, já que não garante os nutrientes necessários.

Posso tomar um shake antes dos exercícios sem prejudicar meu rendimento.

Verdade. Esta é uma opção de refeição leve, ideal para pessoas que treinam no horário do almoço ou de manhã, por exemplo.

Agora ficou mais fácil entender o universo dos shakes! Aproveite a deixa e conte pra gente nos comentários como você consome os substitutos de refeição.