Quem decidiu começar uma dieta com foco no emagrecimento sabe que as primeiras semanas são as mais difíceis para controlar a vontade de comer. A boa notícia é que existem alguns alimentos que (além de nutritivos) ajudam a aumentar a sensação de saciedade e diminuir a fome. São os ingredientes ricos em fibras.

Antes de tudo, é interessante explicar que as fibras alimentares são polímeros de carboidratos derivadas de alimentos de origem vegetal. Entre seus superpoderes, está a resistência à digestão. Assim, elas oferecem inúmeros benefícios à saúde.

As fibras são classificadas como solúveis ou insolúveis. As primeiras têm capacidade de reter água, formando uma espécie de gel no trato digestório. Isso contribui para um atraso no esvaziamento gástrico e também na absorção da glicose e gorduras.

Já as insolúveis atuam no aumento do bolo fecal, contribuindo para a saúde intestinal evitando a prisão de ventre, por exemplo. Todas essas etapas, juntas, ajudam a causar a chamada sensação de saciedade – ou o controle da fome, como preferir. Os alimentos ricos em fibras ainda estimulam o maior tempo de mastigação e salivação – o que também diminui a vontade de comer.

Além dessa função, as fibras são importantes na alimentação de quem busca uma boa saúde intestinal. Elas ajudam a reduzir as chances do desenvolvimento de doenças como a hipertensão, a diabetes e o câncer de cólon. Alguns estudos ainda a associam a diminuição dos níveis de colesterol e ao controle da glicemia.

Ou seja, o que não faltam são bons motivos para incluir alimentos ricos em fibras na sua dieta!