Na sua listinha de metas para o novo ano está perder peso de forma saudável? Então não deixe de incluir os alimentos termogênicos em seu cardápio. Esses ingredientes são capazes de aumentar a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo.

Como isso é possível? O efeito termogênico tem relação com a dificuldade do organismo em digerir o alimento. Quanto mais difícil, mais energia é necessária para realizar essa ação. Acelerando o metabolismo e a temperatura do corpo, esses ingredientes ajudam a oxidar gorduras – uma boa notícia para quem tem o emagrecimento como objetivo.

Mas fique atento: Esse aumento de energia gasta promovido pelos termogênicos é de 5% a 10% quando comparado ao metabolismo normal. Ou seja, é importante não acreditar em milagres e apostar todas as suas fichas apenas nesses alimentos. Para emagrecer, é essencial equilibrar todas as refeições e praticar atividades físicas regularmente.

Outro ponto de atenção são algumas restrições relacionadas aos alimentos termogênicos. A pimenta e a canela, por exemplo, devem ser evitadas por alérgicos. Já o chá verde e o guaraná em pó (fontes de cafeína) não são indicados para gestantes, hipertensos ou para quem tem dificuldades com o sono. Nesses casos, a orientação é procurar um nutricionista antes de fazer mudanças na dieta.

Mas e a lista completa de ingredientes termogênicos? Isso é assunto para um próximo texto...