Adoro sopas! De verdade, eu poderia comer uma sopinha todos os dias, principalmente agora com a chegada do inverno. Se você também gosta de sopas, muita calma nessa hora! Esse caldinho por acaso tem bacon, requeijão, parmesão, torradinha de acompanhamento e carnes gordas? É acompanha de vinho? Ou, estamos falando de um caldo rico em ingredientes com ação antioxidante que auxiliam na eliminação de toxinas e ainda tem baixo valor calórico? Se você escolhe sempre a segunda opção, aproveite o inverno sem culpa e medo de engordar. Invista nos caldos leves com abóbora, salsão, frango, cenoura, espinafre, gengibre, alecrim e outros ingredientes do bem! Assim, além de uma refeição nutritiva, ricas em vitaminas e minerais com os alimentos funcionais você terá saúde de ferro para enfrentar essa estação fria e charmosa e quem sabe perder alguns quilinhos ou manter o peso,  o que já é ótimo para esse período. Empatar o jogo é sempre melhor do que brigar com a calça jeans.

Não posso também deixar de citar que é sempre bom evitar algumas sopas industrializadas, mas não precisa ser tão radical desde que você faça a escolha certa ou menos prejudicial, ou até mesmo use de base para o preparo de uma sopinha caseira. Mas, muitas delas são ricas em sódio, realçador de sabor, corantes artificiais e pouco nutritivas.
Agora que bateu aquela fominha, vou deixar a minha receita preferida: “Refogue um peito de frango em cubinhos com cebola e alho; adicione alecrim e 2 tomates bem maduros picados, coloque 2 xícaras de abóbora, 1 de mandioquinha, 1 litro de água quente e deixe cozinhar até formar um creme. Por último acrescente um pouco de shimeji refogado com um fio de azeite e cebolinha a vontade. É divina e aquece o corpo e a alma!

Andréa Hirga
Nutricionista - CRN3: 34537