É muito normal olharmos em diversas prateleiras vários produtos cosméticos que prometem fortalecer cabelos e unhas e deixar a pele maravilhosa. Porém, esquecemos que a beleza e nossa saúde começam de dentro para fora. Para que tenhamos cabelos, unha e pele de dar inveja é preciso ingerir diariamente as vitaminas que o corpo precisa, neste caso, a biotina.

Vamos conferir as principais informações sobre a biotina para tê-la como aliada nos cuidados com a saúde e beleza.

O que é a biotina?

Também conhecida como vitamina B7, ela é uma das vitaminas do complexo B. Por ser hidrossolúvel ela deve ser reposta diariamente porque o nosso organismo não consegue armazená-la, sendo o excesso eliminado pela urina.

A biotina é necessária para o bom funcionamento das células do nosso corpo, ela metaboliza as gorduras, os carboidratos e as proteínas, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado, também atuando no sistema nervoso como calmante. A carência dessa vitamina pode causar alterações na visão, audição, retardar o desenvolvimento e causar dermatites.

Quais os benefícios da biotina?

Pele: Atua no metabolismo dos macronutrientes deixando a pele hidratada.

Cabelo: Tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo, favorecendo seu crescimento e fortalecimento.

Unhas: Também tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe as unhas, favorecendo seu crescimento e fortalecimento.

Em quais alimentos encontramos a biotina?

Essa vitamina está presente em diversos alimentos, ente eles estão: leite e derivados (queijo, manteiga e iogurte), carne vermelha, aves, peixes, gema de ovo, nozes, soja, amendoim, espinafre, couve-flor, arroz integral, banana, morango, melancia, entre outros.

Também é possível encontrar a biotina em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma de pó para o preparo de bebidas ou em cápsulas.

A ingestão frequente de bebidas alcoólicas reduz significativamente a absorção dessa vitamina.

Quantidade recomendada

A dosagem usual de biotina em adultos saudáveis é de 30 mcg por dia.