É verdade que o sol faz um bem tremendo à saúde – desde que a exposição seja moderada e você esteja bem protegida. O problema é que muita gente, em busca do bronze perfeito, passa horas e horas sob o sol, correndo o risco de provocar danos à pele. E o pior é que o excesso de sol pode nem bronzear tanto assim. Afinal, apenas a exposição não basta para pegar aquela cor. Segundo a nutricionista Vivian Lobos, da Risa Restaurantes Empresariais, para manter o bronzeado é essencial prestar atenção no que você coloca no prato. “Os alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, auxiliam na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele que ajuda a manter o bronzeado perfeito”, diz.

Vivian explica ainda que o licopeno, assim como o betacaroteno, também auxilia na proteção da pele, pois é um antioxidante que protege os danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o envelhecimento da pele exposta ao sol. Para que você tenha um resultado natural e saudável, a nutricionista recomenda o consumo desses alimentos, em média, 30 dias antes da exposição solar – e com frequência diária, para que possam fazer efeito. Você pode incluir nas refeições os vegetais verde escuros (espinafre, repolho, brócolis, agrião) e as frutas, legumes e verduras alaranjadas e avermelhadas (cenoura, abóbora, manga, mamão, tomate, melancia, morango, goiaba e pitanga). Ou, então, apostar em uma receita prática e saudável de suco bronzeador (veja abaixo).

Outra dica importante é o consumo de ômega, para auxiliar na absorção do betacaroteno. A substância pode ser encontrada na linhaça, peixes, soja, quinoa e nozes. “Além disso, uma boa hidratação também é fundamental. A água, além de evitar a desidratação, mantém os nutrientes ativos nas reações metabólicas, garantindo o bronzeamento perfeito”, acrescenta. Lembre-se: a média indicada de consumo é de dois litros de água por dia, incluindo água de coco e suco de fruta.

Suco bronzeador

Ingredientes

- 1 cenoura média

- 1/2 beterraba crua

- 1 copo de suco de laranja

Modo de preparo

Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja. Sirva em seguida.

 

Fonte: Portal Sua Corrida