O chá de hibiscus é originado da flor Hibiscus Sabdariffa, proveniente da Ásia, especialmente da Índia e da África.

O chá de hibiscus é preparado com o cálice da flor Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a essa planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonóides e ácidos orgânicos. Esses nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gordura corporal. A redução do acúmulo de gordura ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo.

Segundo estudos recentes, substâncias (enzimas e mucilagens) presentes na planta agem em áreas diferentes. No estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos; e nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo intensifica a eliminação do excesso de líquidos. Além disso,  o Hibiscus tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para a saúde dos ossos.

Outros estudos apontam que alguns flavonóides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial.

 

As principais propriedades do Hibiscus são:

-  Efeito antioxidante;

-  Controla as taxas de glicemia e colesterol total no sangue;

-  Propriedades hipotensoras e diuréticas;

-  Melhora quadros de constipações intestinais;

-   Retarda o envelhecimento da pele;

-   Dá saciedade;

-   Diminui o acúmulo de gordura corporal;

-   Diminui a inflamação nas células, o que contribui para elas desempenharem melhor suas funções;

-   Efeito hepato-protetor.

 

Para que o chá de Hibiscus tenha todos esses efeitos benéficos de forma eficaz, é interessante  que ele seja associado a rotina alimentar saudável e equilibrada, ingestão adequada de água e prática de exercícios físicos constantes. A indicação diária de uso é de 2 doses do chá solúvel ou 4 xícaras do chá de infusão.