Quem nunca se queixou por ter unhas quebradiças e queda de cabelo?

O uso contínuo de química, chapinha, secador de cabelo, aquela velha mania de roer a unha, privação de nutrientes por dietas radicais, períodos de estresse ou mudança hormonal podem ser os fatores que levam à fragilidade das unhas e cabelos. A dica é procurar profissionais habilitados que irão avaliar o seu caso e especificar o melhor tratamento para você.

Só que não basta ter o cuidado indo ao salão de beleza, pois o problema pode ser de dentro para fora, por alguma deficiência nutricional. Acredite, o nosso corpo fala e devemos observar todos estes sinais para saber agir o mais rápido possível.

É importante também, avaliar se está com anemia ou se tem deficiência de cálcio, pois os cabelos e unhas ficam fracos. Neste caso, aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio, como as algas secas, gergelim, vegetais verdes escuros. Se tiver anemia, consuma alimentos ricos em ferro, como a carne, vegetais verdes escuros, feijão. Sempre longe das refeições com cálcio, pois um mineral compete com outro durante a absorção.

Saiba que para fortalecer cabelos e unhas é necessária uma produção adequada de colágeno, que só é produzido de forma eficaz se a alimentação suprir o organismo de minerais, vitaminas e aminoácidos que são essenciais no metabolismo da síntese de proteínas. Até mesmo porque, o nosso cabelo é formado por 88% de proteína, a unha também é formada por essa proteína, a queratina. Desta forma, dieta com baixa quantidade de proteína prejudica o crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas. Portanto, a saúde e beleza dos nossos cabelos e unhas estão no prato!

Vamos conhecer quais alimentos contêm esses nutrientes que fortalecem os cabelos e unhas:

  • Carnes, peixes, frutos do mar, grãos integrais são alimentos fonte de zinco, mineral que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento do cabelo e unhas;
  • Azeite, abacate, nozes, ovos: contém vitamina E, com ação antioxidante e reforça a circulação sanguínea garantindo mais força ao cabelo;
  • Ovos, leite, vegetais verdes escuros: contém vitamina A que atua estimulando o crescimento do cabelo e unhas;
  • Salmão, gema do ovo, fígado bovino: contém biotina, vitamina do complexo B que mantém a integridade celular das unhas e cabelos. Porém, no geral a deficiência severa de biotina é rara, pela grande oferta em alimentos, pela produção da vitamina na microbiota intestinal e o organismo precisa de pouca quantidade dela para funcionar bem;
  • Tomate, laranja, acerola, goji berry: contém vitamina C, importantíssima para formar o colágeno no nosso organismo;
  • Frango, peru, ovos: contém o aminoácido, cisteína que é um dos principais componentes da queratina, uma proteína que proporciona proteção, força e brilho para os cabelos e unhas;
  • Colágeno hidrolisado em pó é um alimento que ajuda a fortalecer cabelos e unhas, pois contém um perfil único de aminoácidos. Estudos mos­tram que os níveis dos aminoácidos hidroxiprolina, prolina, glicina que participam da síntese de colágeno no nosso corpo, são muito superiores no colágeno hidrolisado em relação aos demais alimentos proteicos.

Procure ter uma alimentação saudável, variada nesses alimentos e até mesmo outros para aumentar a oferta de nutrientes. Associe o consumo de água, essencial para que o ciclo vital da unha e cabelo esteja sempre em ótimas condições!