Cremes hidratantes, séruns, máscaras capilares... Todos esses (e mais alguns) itens fazem parte do arsenal de beleza de muitas mulheres. Mas você sabia que a sua alimentação – com alimentos ou suplementos – também é capaz de ajudar a manter a saúde da pele, dos cabelos e das unhas em dia?

A beleza nada mais é que o resultado de órgãos e tecidos saudáveis – e, como sabemos, eles precisam de alguns nutrientes para funcionar de forma plena. Os estudos científicos nos mostram que é possível atrasar o envelhecimento da pele e melhorar as condições de cabelos e unhas consumindo suplementos nutricionais específicos. Entre os benefícios, estão a redução das rugas e da perda de elasticidade da pele, a prevenção da queda capilar, fortalecimento das unhas e até redução da celulite.

Tudo isso é promovido por substâncias como os peptídeos de colágeno e as vitaminas A, C, E e do complexo B – especialmente o ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6) e biotina (B7). Entre os minerais, o destaque fica para o zinco, ferro, selênio e cobre.

Cada substância age de uma forma específica. Algumas fornecem aminoácidos específicos que participam da síntese de colágeno. Outras são importantes para a proliferação de células responsáveis pela síntese da queratina. Elas ainda são capazes de limitar os efeitos nocivos dos radicais livres, que enfraquecem e causam o envelhecimento da pele, unhas e cabelos.

Se esses nutrientes acima ajudam a manutenção da beleza, alguns alimentos podem prejudicá-la. É o caso do consumo excessivo de carboidratos refinados, como o açúcar e a farinha brancos. Eles podem causar uma reação com o colágeno, levando a oxidação, inflamação e ao envelhecimento precoce.

Outro inimigo é o álcool, que em excesso altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres. Da mesma forma, o tabagismo também favorece a degradação do colágeno. O baixo consumo de água, vegetais e frutas ricas em fibras também atrapalha os cuidados com a beleza.

Seguindo as dicas acima, é possível cuidar da beleza também de dentro para fora!