Com a baixa temperatura, nosso corpo parece que pede aquele alimento quentinho e gostoso. Se for doce então, parece que ele dá um grito!

Isso é normal em dias mais frios, pois nosso organismo necessita de mais energia para manter a temperatura normal. Além de manter-se sempre agasalhado, se preocupar com a imunidade no inverno é muito importante. Podemos nos proteger de uma forma bem simples nessa época em que ficamos vulneráveis a varias doenças, como gripes e resfriados.

Antes de qualquer coisa, lembre-se de tomar água! É fundamental hidratar o corpo já que diminuímos o consumo de água nesse período! As frutas funcionam como escudo para proteção nesses dias frios, além de ajudar a manter a boa forma. Tem poder antioxidante que combate o envelhecimento das células do nosso corpo, fornecem fibras que auxiliam no melhoramento do intestino, prolongam a saciedade e fortalecem o sistema imunológico. Afinal, é melhor prevenir a doença do que tratar os sintomas depois, não é mesmo?

Acerola, laranja, melão, uvas roxas, morango, abacaxi, tangerina, limão e todas as opções deliciosas e coloridas que você conhece, são ótimos aliados pra manter a saúde em dia nessa época do ano. Uma dica é consumir a fruta em temperatura ambiente ou investir em sucos naturais e salada de frutas.
A gente te ajuda com algumas receitas:

 

Suco antioxidante

200 ml de água

4 acerolas

3 morangos

1 fatia pequena de melancia

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata por 10 segundos e sirva em seguida.

 

Suco contra gripe

200 ml de água

1 maracujá

1 laranja sem casca

Raspas de gengibre

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata por 10 segundos e sirva em seguida.

Salada de frutas com chia

4 morangos picados

1 fatia de melão picado

1 fatia de manga picada

1 maçã pequena picada

6 uvas rubi picadas

1 pote de iogurte natural

3 colheres de sobremesa de chia (separar)

Misture todas as frutas já picadas com o iogurte. Coloque em uma tigela. Sirva em seguida. Adicione a chia para dar um charme e mais energia na sua salada. Rende 3 porções.

 

Gabriele Carmelo, do Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS)